Texto que escrevi no carnaval de 2007.
(Tatiana Oliveira Novais)
Neste carnaval organizativo de idéias, não por vontade, mas por falta de opção e dinheiro. (Levante a mão quem está na mesma situação (rsrsrrsr)!! !) Espero que alguém ao menos leia e se der comente também.Tirei alguns momentos de descanso para refletir sobre algumas reuniões que tive na faculdade, para fazer um plano de ensino em algumas disciplinas que leciono.Uma professora me presenteou com a classificação de alguns domínios desejáveis que os alunos desenvolvam, e copiei suas anotações:Domínio psicomotor (movimentos de reflexos) são: habilidades perceptivas (habilidades coordenadas: olhos, mãos, pés), habilidades físicas (posições ergonômicas de trabalho), movimento de habilidade (esculpir, abrir, raspar, condensar, limar, examinar), comunicação não discursiva.Domínio afetivo: receptividade (disposição: escutar, perceber, aceitar, atender), comunicar (diálogo), resposta (o aluno está disposto a receber o estímulo: concordar, discordar, acompanhar, responder), valorização (reconhecer o valor, apreciar, aceitar), organização (organização de valores: organizar, pensar, desenvolver e discutir), caracterização por um valor ou complexo de valores, comportamento como parte da personalidade (revisar, mudar, rejeitar, acreditar).Domínio cognitivo: memorização (evocar algo aprendido: citar, identificar, listar, definir), compreensão (reafirmação dos conteúdos, de novas formas, mas sem perceber relações mais complexas: ilustrar, exemplificar, traduzir), aplicação (uso de abstrações em situações particulares e concretas: aplicar, demonstrar, usar, inferir), análise (separar o todo em partes: analisar, distinguir, categorizar, discriminar) , síntese (combinação conjunta de certos números de elementos para formar um todo: resumir, compor, formular, deduzir), avaliação (julgamento: avaliar, criticar, julgar, decidir), conhecer (não faz associações).Apesar de cartesianas, acredito serem úteis e didáticas estas divisões em domínios para escrever objetivos de ensino-aprendizagem , porém, é de consenso que estes domínios não ocorram separadamente e de forma homogênea.Então para superar o problema na formulação do objetivo geral, tendo em vista que a maioria das nossas atividades de ensino e estágio se dá na realidade (dos serviços de saúde e/ou comunidade), considerei que a palavra a ser usada seria problematizar. Mas concordamos que a palavra problematização vem sendo usada de maneira indiscriminada de modo que tudo é problematizar. Então comecei a refletir sobre os domínios e objetivos intrínsecos na problematizaçã o, e gostaria que o pessoal da lista me ajudasse.Acredito que a problematização, quando não feita de maneira reducionista, é a agregação de todos os domínios, com princípio e com ênfase no afetivo. Como disse Paulo Freire (1976): o homem ao saber-se inacabado, vive na constante busca de ser mais de transcender (raiz da educação) e o amor é condição para que isso aconteça.Sobre os verbos implícitos na problematização, imagino que são: analisar, criticar, fazer junto, dialogar, aplicar na realidade, sintetizar, re-totalizar.Gostaria de saber o que vocês pensam sobre isso.Um abraço a todos e um bom carnaval, introspectivo ou não!!
FREIRE, P. A educação e o processo de mudança social. In: _______. Educação e mudança. 24 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. p. 27- 41.
Este texto foi publicado em: http://www.dadu.famed.ufu.br/?url=midia&num_pag=&id=182
Sem minha autorização, mas pelo menos colocaram meu nome. É um e-mail enviado por mim a REDEPOPSAUDE (Rede de Educação Popular em Saúde), Grupo de Discussão do Yahoo.
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2 comentários:
Tati, que legal este teu blog!
Li os dois textos e compartilho de muita coisa que escreveste!
Sobre problematizar, quero contribuir com uma frase de Rubem Alves "o que não é problema não é pensado", de memória...
Tenho discutido esta idéia com meus alunos (faz parte da filosofia da ciência) e atualmente estou contextualizando assim "o problema gera a racionalidade"...
Algo como, antes de ser racional, o homem precisa ser percepção, mas não qualquer, e sim uma que garanta a sobrevida.
A determinação biológica inicial.
Deu pra sentir?
Bj.
WW
Wilton.. porque a percepção e a racionalidade presisam ser separadas? A percepção seria algo irrracional? São divisões humanas, como mente e corpo, teoria e prética, homem e natureza, sujeito e objeto. Sobre a frase de Rubem Alves, concordo... pois a gente só percebe e pensa (racionaliza)o q incomoda, grita aos olhos ou dentro da gente. Então, seguindo seu raciocínio: penso logo existo (ou desisto?). Problema - percepção - racionalizo - problema. rsrsrsrrs. São pensamentos lineares... prefiro os complexos. Estou com saudades de vcs, aguardo seus comentários e avaliação da estadia!! Abçs. AH!! QUEREMOS ENATESPO.
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