quinta-feira, 12 de abril de 2007

Mudar de Idéia

Recentemente, sofri um acidente de carro, para ser sincera até agora não tive real noção do que aconteceu comigo. Fisicamente, somente alguns hematomas e dores musculares. Mas um acidente faz você repensar toda vida, o cotidiano. Voltava de uma cidade do interior, próxima a Goiânia, um caminhão não respeitou a sinalização e a minha preferência em um trevo, e fechou toda a pista. Como era em um começo de curva, tive pouco tempo de reação, sorte que não estava correndo e estava usando o cinto de segurança. O carro deu perda total. Não é apego a coisas materiais, mas este meu carro era especial, pois era meu companheiro, na minha luta diária e muitas vezes solitária.
Estas rupturas que acontecem sem estar em nossos planos, fazem com que a gente repense em várias coisas, nas atitudes, nas escolhas. Percebi o quanto estava envolvida no meu trabalho e me esquecia de aprofundar nas relações. O quanto as amizades são importantes e como precisamos das outras pessoas.
Acredito que nada acontece por acaso. Estes incidentes aparecem, de repente, como sinais, momentos de meditação e reflexão. E tenho muito a agradecer por não ter acontecido nada de grave. Tenho a consciência plena de que deveria mudar muita coisa na minha vida, mas ainda não sou capaz disso, mesmo porque envolve outras pessoas, e sempre agi com muita responsabilidade. Mas enquanto não chega a coragem de mudar de vida, vou registrar a mudança das minha idéias.
Acredito que é o primeiro passo. As mudanças acontecem a todo o momento, a realidade é dinâmica e para acompanhá-la é preciso mudar constantemente, é preciso ter flexibilidade, abandonar as mini-certezas por certezas provisórias. Hoje, em uma palestra ouvi um professor que discuti sobre a teoria da complexidade na saúde, o nome dele é Naomar de Almeida Filho. Ele disse que é um direito do homem mudar de idéia, então, não pensei duas vezes, este será o nome do meu blog.
A teoria da complexidade foi desenvolvida o Edgar Morin. Falarei grosseiramente a idéia que Morin quer passar com esta teoria: ele acredita que é preciso mudar a idéia simplista de causa e efeito, as idéias lineares, como por exemplo o gás carbônico é responsável pelo efeito estufa. Para uma idéia mais integral, mais totalitária. Que considera todas as dimensões. E para se compreender o mundo e até mesmo salva-lo, deve-se ter o entendimento de que tudo está conectado a tudo, e que estas são interações complexas. Defende a tese de que se deve mudar de idéia para salvar o mundo, pois para compreender a realidade e muda-la tem que ter um pensamento complexo, não digo isso no sentido de complicar as coisas. Muitas pessoas confundem a complexidade com a complicação. Mas a complexidade concebe novas formas de saberes, que não somente o científico, e considera o tempo e todas as dimensões. Que vão deste do micro espaço das relações até o planetário.
Uma música que traduz bem a teoria da complexidade é: Da lama ao caos, do Chico Science. Estarei provocando novas discussões, e o que pretende-se aqui é mudar de idéia...

Indicações de leituras:

Teoria da complexidade e a saúde (Naomar de Almeida Filho):
http://www.unisinos.br/ihu/uploads/publicacoes/edicoes/1158325839.84pdf.pdf

Os setes saberes necessários para a educação no futuro (Edgar Morin):
http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001243/124364por.pdf

Até a próxima

Nenhum comentário: